segurança na internet

Segurança na internet: Dicas para uma navegação segura

Tomar medidas para a sua proteção ao navegar pela internet é essencial. Isso, então, ocorre principalmente diante do grande número de informações que existem no nosso smartphone e computador. Com isso, então, a segurança na internet ganha importância redobrada.

Assim, não basta que você não compartilhe dados com desconhecidos ou que tenha senhas seguras. A sua navegação merece igual cuidado e, para ajudar você, listamos uma série de dicas que podem garantir a sua proteção.

Com elas, você pode navegar por sites e usar o melhor que a internet tem a oferecer, seja pelo seu celular ou pelo computador. Por isso, continue lendo e confira abaixo como você pode garantir a sua segurança e conquistar sua tranquilidade.

segurança na internet

Conheça o App Defense Alliance que promete melhorar a segurança dos aplicativos: https://comparaplano.com.br/blog/defense-alliance/

Como manter a segurança na internet: Confira dicas preciosas

A sua segurança é muito importante e isso se estende à sua atuação na internet. Ao buscar agir em prol da sua proteção, você protege os dados que utiliza no dia a dia pelo seu computador ou celular.

Note que são inúmeros os arquivos e informações pessoais e de terceiros que estão nestes aparelhos de navegação. Por exemplo, dados bancários. Também, endereços, números de documentos e de contato.

Diante de tudo isso, não deixe de ler, na sequência, como garantir a sua segurança na internet. Com essas dicas você pode usar sua conexão da melhor forma possível.

Atenção com sites desconhecidos

Em primeiro lugar, tenha atenção aos endereços online que você acessa. Para isso, note sempre se ele inicia com “HTTPS”, ou seja, se tem certificado de segurança. Caso não tenha, não coloque qualquer tipo de dado ou informação pessoal e saia dele.

Outros sinais de segurança são a presença de proteção ao cliente como o Norton Security. Ainda, fique especialmente atento para sites que vendem produtos em valor muito abaixo do mercado, ou que não possuam redes sociais com comentários sobre o sucesso de uma compra. Com isso você aumenta a sua segurança na internet.

Não instale softwares suspeitos

Em segundo lugar, jamais instale softwares, ou seja, programas que pareçam suspeitos ou que você não conheça. Mas como reconhecer essa condição? 

Considere, por exemplo, sites que pedem para você instalar programas para que você tenha acesso a um conteúdo, como músicas e vídeos.

Por isso, evite-os. Sempre faça uma pesquisa prévia antes de tomar qualquer decisão de instalação ou na concessão de permissão para que um software faça alterações no seu smartphone ou computador.

segurança na internet

Não clique em anexos de remetentes desconhecidos

Outro fator essencial para manter a sua segurança na internet, não acesse, baixe e clique em arquivos cujo remetente for desconhecido. Quanto a isso, vale lembrar que mesmo que ele tenha um nome, como de loja ou banco, busque saber se ele é idôneo.

Não raro hackers enviam links e anexos se fazendo passar por uma loja que realmente existe. Essa, então, é uma porta de entrada para invasões e vazamento de dados.

Portanto, jamais realize o download de um arquivo sem ter certeza de que ele é real e que o seu remetente também é. Outro ponto importante é ter um sistema de antivírus sempre ativo que faça a leitura dos arquivos antes de baixá-los.

Mantenha um antivírus atualizado

A nossa quarta dica para garantir a sua segurança na internet é manter um antivírus sempre atualizado. Isso não se refere somente àquele que acompanha o seu e-mail, mas também um para o seu computador ou celular, no geral.

Para isso, busque, antes, conhecer quais são os disponíveis no mercado. Também, conheça qual é a imagem que ele tem perante o público, se é reconhecido pelos especialistas em tecnologia e outras questões do tipo.

Afinal, é importante esclarecer que não raro a segurança na internet pode sofrer pelo download de um arquivo que se faça passar por um antivírus. Com isso, é crucial que você conheça qual é a reputação daquele produto e empresa.

Além disso, busque sempre realizar o download do serviço de proteção e antivírus no site oficial da marca de segurança. Ou seja, não use sites que terceirizam esses programas, eis que eles podem resguardar armadilhas.

Ainda, programe o seu antivírus para que ele tenha atualizações constantes e automáticas. Da mesma forma, não as postergue, pois com isso você deixa o seu computador ou celular em perigo.

A segurança na internet requer esses cuidados e o antivírus é um ótimo aliado. Por isso, não deixe de utilizá-lo de modo correto para que você jamais encontre problemas pela ausência de proteção dos seus dispositivos.

Com essas dicas você pode usar a internet de maneira segura ao mesmo tempo em que encontra informações, produtos e possibilidades de compras e negócios. Ainda, mantém a sua vida prática com inúmeras funções à palma da mão.

Por fim, não deixe de seguir essas dicas e sempre mantenha toda a atenção quanto à sua atuação online e aos dispositivos de segurança que utiliza para isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *